19-nov-2013 às 07:53

CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E CORRELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSAS

A incontinência urinária (IU) constitui patologia comum entre idosas e se refere à perda subjetiva e involuntária de urina.

Characterization, analysis and correlation between quality of life and urinary incontinence of elderly women

 

Sabrina Sanny Moreira Fontes1, Thatiane da Silva Oliveira1, Maria Virgínia Motta Barbosa3, Alexandre Wesley Carvalho Barbosa2,3, Débora Fernandes de Melo Vitorino2

 

A incontinência urinária (IU) constitui patologia comum entre idosas e se refere à perda subjetiva e involuntária de urina.

(mais…)

06-maio-2013 às 14:08

AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA E CLÍNICA DO MÚSCULO MASSETER APÓS MANIPULAÇÃO QUIROPRÁXICA

A capacidade física e funcional são as principais causas de incapacidade em realizar as atividades laborais e pessoais, além de fatores psicológicos que influenciam em uma má qualidade de vida em pacientes pós-infarto agudo do miocárdio (IAM). Assim, um programa de Reabilitação Cardíaca Ambulatorial (RCA) abrange atividades com exercícios aeróbicos (EA) e resistidos (ER) proporcionando à reversão ou controle do sedentarismo. Essa revisão descreve os benefícios advindos da prática regular de exercício físico em pacientes cardiopatas.

Eletromiographic and Clinial Assessment of masseter muscle after chiropractic adjustment

Danilo de Almeida Vasconcelos1, Maria Rosa Araújo Maia2,Monyke Oliveira de Souza3, João Guilherme Bezerra Alves4,José Diego Sales do Nascimento5, Estélio Henrique Martin Dantas6

O deslocamento do processo condilar da articulação temporomandibular (ATM) pode causar atividade muscular inadequada e adversa, sendo umas das causas das Disfunções Temporomandibulares (DTM). Dentre um tratamento multifatorial da ATM, a Quiropraxia visa eliminar afecções dolorosas através de técnicas de normalização do tônus muscular e de ajuste da mobilidade artrocinemática, podendo a integridade do sistema neuromuscular da ATM ser avaliada através do exame eletromiográfico

(mais…)

22-nov-2012 às 07:33

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À GASTROPLASTIA

A obesidade, caracterizada por acúmulo excessivo de gordura corporal, constitui atualmente um importante problema de saúde pública (MANCINI, 2001).

Evaluation of the level of physical activity in individuals undergoing gastroplasty

Camilla Mendonça de Jesus Santana1 , Manuella Roanna Teixeira Pinheiro Leite2 ,Amaro Afrânio Araújo Filho3 , Érika Ramos Silva4

A obesidade, caracterizada por acúmulo excessivo de gordura corporal, constitui atualmente um importante problema de saúde pública (MANCINI, 2001). (mais…)

08-maio-2012 às 16:38

Capacidade Vital Indireta no Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal

A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg.

Indirect vital capacity in post-operative abdominal

Bruno Prata Martinez1, Marta Gomes Duarte2, Mansueto Gomes Neto3, Daniel Reis Santos3, Idiel de Araújo Barros3, Simone Vilas Farias3, Zaira Lima Pimentel3.

Resumo

A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg. (mais…)

27-maio-2010 às 14:48

Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica em um Posto de Trabalho

O objetivo desta pesquisa é avaliar um posto de trabalho e posteriormente desenvolver estratégias que facilitem a execução da função do trabalhador.

Physioterapy Assesssment and Intervention in a Porker Position


Aline Martinelli Piccinini¹, Pâmela Bilig Mello² , Andressa Silva³, Daiane Müller Bem4, Letícia Marangon5, Natalí Schwanke6, Luís Ulisses Signori7


Resumo

O objetivo desta pesquisa é avaliar um posto de trabalho e posteriormente desenvolver estratégias que facilitem a execução da função do trabalhador. A justificativa está ligada à possibilidade de desenvolver uma análise crítica do processo de trabalho, risco de doenças ocupacionais causadas pela função em questão e estabelecimento de estratégias preventivas viáveis ao caso, de forma a diminuir os riscos inerentes à função. (mais…)