21-out-2014 às 19:56

    DECLÍNIO FUNCIONAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

    Functional decline in intensive care unit (ICU) Bruno Prata Martinez¹, Amanda Oliveira Bispo², Antônio Carlos Magalhães Duarte³, Mansueto Gomes Neto³  Objetivo: Avaliar o impacto do internamento de pacientes em UTI na independência funcional da admissão até a alta da unidade. Métodos: Foi realizado um estudo prospectivo, observacional em UTI de hospital público em Salvador-BA, com […]

    Functional decline in intensive care unit (ICU)

    Bruno Prata Martinez¹, Amanda Oliveira Bispo², Antônio Carlos Magalhães Duarte³, Mansueto Gomes Neto³ 

    Objetivo: Avaliar o impacto do internamento de pacientes em UTI na independência funcional da admissão até a alta da unidade. Métodos: Foi realizado um estudo prospectivo, observacional em UTI de hospital público em Salvador-BA, com pacientes adultos, de ambos os sexos admitidos na UTI com permanência mínimo de 24 horas. Foram excluídos aqueles com dificuldade de comunicação e que evoluíram a óbito.
    (mais…)

      14-Maio-2014 às 11:01

      INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE PREDIÇÃO DE PESO CORPORAL SOBRE O VOLUME CORRENTE E MECÂNICA RESPIRATÓRIA

      A ventilação mecânica é um método de suporte ventilatório cuja vasta aplicação justifica-se pela eficácia no manejo de pacientes críticos submetidos à terapia, porém podem ocorrer lesões devido aos ajustes imprecisos dos parâmetros.

      Influence Of Methods Of Prediction Of Body Weight On The Tidal Volume And Respiratory Mechanics

       

      Dayane Aparecida Viana¹, Lilane Maria Alves Silva1, Taciane Cristina Santana2, Delaine Aparecida Rosado Ramos2, Leiner Resende Rodrigues1, Élida Mara Carneiro 2

       

      A ventilação mecânica é um método de suporte ventilatório cuja vasta aplicação justifica-se pela eficácia no manejo de pacientes críticos submetidos à terapia, porém podem ocorrer lesões devido aos ajustes imprecisos dos parâmetros.

      (mais…)

        08-Maio-2012 às 16:38

        Capacidade Vital Indireta no Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal

        A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg.

        Indirect vital capacity in post-operative abdominal

        Bruno Prata Martinez1, Marta Gomes Duarte2, Mansueto Gomes Neto3, Daniel Reis Santos3, Idiel de Araújo Barros3, Simone Vilas Farias3, Zaira Lima Pimentel3.

        Resumo

        A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg. (mais…)

          13-Maio-2010 às 21:47

          Fatores Estressores para Profissionais de Enfermagem que atuam em uma Unidade de Terapia Intensiva

          Trata-se de uma investigação bibliográfica realizada em bases de dados tais como Medline, Lilacs, Scielo, a partir do ano de 2000.

          Stressing factors on Nursing Professionals that act on Intensive Therap

          Julita Royer Garcia¹, Salete de Araujo¹, Elaine Rossi Ribeiro²

          Resumo

          Trata-se de uma investigação bibliográfica realizada em bases de dados tais como Medline, Lilacs, Scielo, a partir do ano de 2000. Esse estudo levou-nos a compreender o estresse em diferentes ocupações do profissional de enfermagem, que trabalha em Unidade de Terapia Intensiva, concretizando nosso objetivo em fazer uma análise dos fatores causadores de estresse nestes profissionais. (mais…)