10-abr-2018 às 10:32

    A PERCEPÇÃO DOS PAIS QUANTO AO TRATAMENTO DE EQUOTERAPIA.

    A equoterapia é um recurso terapêutico para diversas patologias que favorece o equilíbrio, coordenação e estimulação proprioceptiva.

    (mais…)

    Deixe um comentário

      24-out-2014 às 18:41

      Terapia de Contenção Induzida em Paciente Portador de Paralisia Cerebral: Estudo de Caso

      Ana Cláudia de Souza¹, Dayanne Alavarces Fogaça¹, Caio Roberto Ap. de P. Castro¹, Luziane Maria Costa Silvestre¹, Rafael Quintilhano Stella¹ , Rafael Dalle Molle da Costa²

      Introdução: A Terapia de Contenção Induzida (TCI) funciona como uma forma de tratamento para pacientes com paralisia cerebral (PC) hemiparéticos, onde o membro é contido através de uma luva e realização de exercícios específicos para o membro superior acometido (MSA).

      Objetivo: Aplicar a TCI e analisar, por meio da escala Motor Activity Log (MAL), o impacto deste tipo de terapia sobre a quantidade (QT) e a qualidade dos movimentos (QL) do MSA.

      Metodologia: Foi realizado um estudo de caso onde um paciente de 15 anos, sexo masculino e hemiparético à esquerda, como seqüela de PC, foi submetido à TCI durante 10 sessões de tratamento, numa freqüência de três vezes por semana. A escala MAL foi aplicada diariamente no pré e pós-tratamento, e os resultados registrados numa escala de zero a cinco pontos. O protocolo da TCI consistiu de esclarecimentos sobre a estratégia terapêutica, contrato de comprometimento e orientação sobre o uso da luva de contenção e as atividades domiciliares, no primeiro dia. A partir de então, o treinamento motor incluiu exercícios supervisionados para prática de tarefas supervisionadas e atividades baseadas nos testes integrantes da MAL, ou “shaping procedures” com graus progressivos de dificuldades. Foram avaliados parâmetros como tempo e forma de execução da atividade, sendo posteriormente comparados os resultados entre o primeiro e último dia de terapia, e de cada dia de tratamento.

      Resultados: As médias iniciais da MAL para QT foi de 1,3 e 0,9 para QL, enquanto foram registradas médias 5,0 tanto para QT e QL no último dia de tratamento.

      Conclusão: A aplicação da MAL mostrou que a TCI apresentou relevante impacto sobre a qualidade e quantidade do movimento no uso do MSA.

      Palavras-chave: Exercícios de shaping, paralisia cerebral, terapia de contenção.

      Deixe um comentário

        21-nov-2012 às 15:34

        ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM CADEIRA DE RODAS

        Analysis of the placement of children with cerebral palsy in wheelchair

        Pricila Tólio Müller1, Analú Lopes Rodrigues2, Juliana Saibt Martins Pasin3

        O estudo teve como objetivo avaliar o posicionamento de crianças com Paralisia Cerebral em cadeira de rodas, investigando a relação entre a estrutura corporal da criança e as dimensões da cadeira de rodas.
        (mais…)

        Deixe um comentário

          19-jul-2012 às 09:09

          Considerações Sobre a Relação Entre Prematuridade e Paralisia Cerebral Diplégica Espástica: Etiologia e Neuroimagem

          Reflection about the relatioship between prematurity and diplegic spastic cerebral palsy: etiology and neuroimaging

           Ana Francisca Rozin Kleiner1,2, Diana Xavier de Camargo Schlittler1, Mónica Del Rosario Sánchez-Arias1, Riza Rute de Oliveira3

          Resumo

          Intercorrências durante a gestação, como a infecção intra-uterina, apresenta grande relação com nascimento de bebês prematuros. Nestes casos, destaca-se possível ocorrência de paralisia cerebral (PC). (mais…)

          Deixe um comentário

            08-maio-2012 às 16:20

            A Atuação da Fisioterapia como Meio de Melhorar a Performance em Atletas de Bocha Paraolímpica da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná

            The evaluationofphysiotherapy as a wayto improve athletes’ performance in paralympicsboccia game from associação dos deficientes físicos do Paraná.

            Anna Cristina Mendes Xavier, Cristiane Ribas, Erika Vanessa Theodoro Neto, Lucas Veiga Ludwig, Priscila Carla Portela, Priscila Cecocce De Lima

            Resumo

            O estudo focaliza a atuação da Fisioterapia como meio de melhorar a performance em atletas de bocha paraolímpica da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. Verifica a aplicação do tratamento NeuroevolutivoBobath como recurso terapêutico para a melhora da força e precisão. Como metodologia optou-se por uma abordagem qualitativa, crítica e reflexiva em uma pesquisa participante. (mais…)

            Deixe um comentário