05-nov-2010 às 10:05

    Análise Comparativa do Equilíbrio Dinâmico de Idosos Sedentários e Praticantes de Atividades Físicas Através da Aplicação do Teste Timed Up And Go

    A instabilidade postural com a ocorrência de quedas é uma característica do envelhecimento, representando um motivo de preocupação para os idosos, pois acarreta incapacidade física e perda da independência.

    Comparative Analysis Of The Dynamic Balance Of Sedentary Elderly And Practitioners Of Physical Activity Through The Application Of Timed Up And Go Test

    Beatriz Cardoso da Cunha¹, João Batista Raposo Mazullo Filho²           

    A instabilidade postural com a ocorrência de quedas é uma característica do envelhecimento, representando um motivo de preocupação para os idosos, pois acarreta incapacidade física e perda da independência. Objetivos: Comparar o equilíbrio dinâmico de idosos sedentários e praticantes de atividade física através do teste Timed up and  go.
    (mais…)

      05-nov-2010 às 10:00

      A Importância do Papel do Professor na Prática Educativa em Ciências da Saúde

      O processo de ensino está sendo desenvolvido para proporcionar um ambiente favorável ao auto-desenvolvimento e valorização do aluno, sendo uma tendência de ensino para o início do século XX.

      The Relevance of Teacher’s Role on Health Sciences Educational Practice

      Sarah Fakher Fakhouri¹, Marcela Ralin de Carvalho Deda², Marisa de Cássia Registro Fonseca³, Carlos Eli Piccinato4, Maria de Lourdes Veronese Rodrigues5

      O processo de ensino está sendo desenvolvido para proporcionar um ambiente favorável ao auto-desenvolvimento e valorização do aluno, sendo uma tendência de ensino para o início do século XX.
      (mais…)

        05-nov-2010 às 09:58

        Análise da Qualidade de Vida de Idosos Antes e Após Intervenção Fisioterapêutica

        A Qualidade de Vida (QV) tem sido preocupação constante do ser humano, desde o início de sua existência e, atualmente, constitui um compromisso pessoal à busca contínua de uma vida saudável, desenvolvida à luz de um bem-estar indissociável das condições do modo de viver.

        Elderly quality of life analysis before and after physical therapy intervention

        Lucas Lima Ferreira¹

        A Qualidade de Vida (QV) tem sido preocupação constante do ser humano, desde o início de sua existência e, atualmente, constitui um compromisso pessoal à busca contínua de uma vida saudável, desenvolvida à luz de um bem-estar indissociável das condições do modo de viver.
        (mais…)

          05-nov-2010 às 09:54

          Análise da Intervenção Fisioterapêutica Sobre a Percepção de Desconforto em Funcionários da Linha de Produção de Uma Indústria de Laticínios

          Considerando o avanço industrial e tecnológico que vem se solidificando continuamente, predomina uma busca incessante por maiores produtividades, quantificação de trabalho e aspiração em atingir metas.

          Physical therapy intervention analysis about discomfort perception by workers of a dairy industry production line

          Aline Medeiros Cavalcanti¹, Ricardo Diego Rimenez Gurgel da Fonsêca²

          (mais…)

            02-set-2010 às 15:43

            Incidência e Caracterização de Lesões Desportivas no Taekwondo segundo o Gênero

            A prática de Taekwondo envolve solicitações físicas e biomecânicas variadas, predispondo os atletas à ocorrência de lesões desportivas (LD). Informações científicas sobre etiologia e nosografia desses agravos são escassas e inconsistentes. Este trabalho analisou a incidência e caracterizou as LD em desportistas da elite brasileira de Taekwondo.

            Incidence and Characterization of Sports Injuries in the Taekwondo in relation to gender.

            Marcelo Rocha de Oliveira¹, Flávio Sung Joo Bang², Robson José Quitério³, Carlos Roberto Padovani4, Silvio Assis Oliveira Junior3

            RESUMO

            A prática de Taekwondo envolve solicitações físicas e biomecânicas variadas, predispondo os atletas à ocorrência de lesões desportivas (LD). Informações científicas sobre etiologia e nosografia desses agravos são escassas e inconsistentes. (mais…)

              02-set-2010 às 15:35

              Alterações Posturais em Surfistas Profissionais de Torres-RS

              O surf é um esporte que vem aumentando o número de participantes por todo o mundo. O gesto desportivo realizado durante sua prática impõe sobrecargas nos competidores, o que gera principalmente alterações posturais.

              Postural Changes in Professional Surfboarders of  Torres-RS

              Giovana da Luz¹, Jorge Liana Pelisoli¹, Marcelo Baptista Dohnert¹, Tiago Sebastiã Pavão¹
               

              RESUMO

              O surf é um esporte que vem aumentando o número de participantes por todo o mundo. O gesto desportivo realizado durante sua prática impõe sobrecargas nos competidores, o que gera principalmente alterações posturais. (mais…)

                02-set-2010 às 15:24

                A Influência da Traqueostomia no Tempo de Desmame da Ventilação Mecânica em Pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto

                A traqueostomia é um procedimento realizado em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva, que necessitam de suporte ventilatório prolongado. O momento de sua realização é definido de acordo com o tempo de ventilação mecânica, ou em função das patologias de base apresentadas pelo paciente, podendo ser adequada a qualquer momento após os primeiros 7 a 10 dias.

                The Influence of Tracheostomy on the Time of Weaning from Mechanical Ventilation in Patients of an Adult Intensive Care Unit.

                Palloma Barros Loiola¹, Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior², Márcia Cardinalle Correia Viana³

                RESUMO

                .A traqueostomia é um procedimento realizado em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva, que necessitam de suporte ventilatório prolongado. O momento de sua realização é definido de acordo com o tempo de ventilação mecânica, ou em função das patologias de base apresentadas pelo paciente, podendo ser adequada a qualquer momento após os primeiros 7 a 10 dias.. (mais…)

                  02-set-2010 às 15:16

                  Evidências sobre a Eficácia das Técnicas de Reabilitação Pulmonar em Pacientes com Traumatismo Craniano Encefálico em Fase Hospitalar

                  O traumatismo crânioencefálico (TCE) é uma das maiores causas de morbimortalidade em adultos jovens. Numerosos estudos têm expandido o conhecimento dos eventos fisiopatológicos do mesmo.

                  Evidences about Effects of the Pulmonary Rehabilitation Techniques in Traumatic Brain Injury Patients during Hospital Phase

                  Amanda Cristine Fátima Búfalo¹, Anna Priscila Alves Corrêa², Ligia Furtado de Almeida Izaias³, Maria Carolina Abetini4, Giulliano Gardenghi5

                  RESUMO

                  O traumatismo crânioencefálico (TCE) é uma das maiores causas de morbimortalidade em adultos jovens. Numerosos estudos têm expandido o conhecimento dos eventos fisiopatológicos do mesmo. (mais…)