11-mar-2011 às 10:55

    Pressão Expiratória na Execução de Notas Musicais por Instrumentistas de Sopro

    Para se tocar um instrumento de sopro, o instrumentista, com os lábios semicerrados, sopra para fazê-los vibrarem contra o bocal, alem de ter um controle da quantidade e da velocidade do fluxo de ar para produzir a intensidade e a freqüência desejada do som. Estas ações ao se tocar, impõem uma resistência à fase expiratória.

    Expiratory Pressure During Implementation of Musical Notes by Wind Instruments Players

    Kelser de Souza Kock1, Silvane Lunkes Ruckhaber2

    RESUMO

    Para se tocar um instrumento de sopro, o instrumentista, com os lábios semicerrados, sopra para fazê-los vibrarem contra o bocal, alem de ter um controle da quantidade e da velocidade do fluxo de ar para produzir a intensidade e a freqüência desejada do som. Estas ações ao se tocar, impõem uma resistência à fase expiratória. (mais…)

      11-mar-2011 às 10:17

      Impacto do Treinamento Muscular Inspiratório em Pacientes Pós-Mastectomizada: Estudo de Caso

      O objetivo do estudo foi verifi car os efeitos de um treinamento de força muscular respiratória sobre o pico de pressão respiratória nas vias aéreas e sua repercussão sobre a dispnéia, qualidade de vida e tolerância ao esforço. Para atingir este objetivo, foi estudado o caso de uma paciente mastectomizada com disfunção diafragmática e com sintomas respiratórios após biópsia torácica infraclavicular, tratamento quimioterápico e radioterápico.

      Inspiratory Muscular Training Impact over Post-Mastectomized Patient: Case Study

      Caroline Martini de Lima¹, Aline Géssica Brand1, Alisson Guimbala dos Santos Araujo2, Helton Echermann da Silva3

      RESUMO

      O objetivo do estudo foi verifi car os efeitos de um treinamento de força muscular respiratória sobre o pico de pressão respiratória nas vias aéreas e sua repercussão sobre a dispnéia, qualidade de vida e tolerância ao esforço. Para atingir este objetivo, foi estudado o caso de uma paciente mastectomizada com disfunção diafragmática e com sintomas respiratórios após biópsia torácica infraclavicular, tratamento quimioterápico e radioterápico. (mais…)