14-dez-2018 às 12:33

MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO E DIAGNÓSTICO DO DELIRIUM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Delirium é definido como um distúrbio neurológico apresentado pelos pacientes internados em unidades clínicas, cirúrgicas, porém prevalente em Unidade de Terapia Intensiva, com incidência variando entre 5 a 92%.

Delirium é definido como um distúrbio neurológico apresentado pelos pacientes internados em unidades clínicas, cirúrgicas, porém prevalente em Unidade de Terapia Intensiva, com incidência variando entre 5 a 92%.

(mais…)

05-jul-2011 às 11:20

Assédio Moral Na Enfermagem: Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Católica do Salvador relatam suas vivências no Exercício profissional enquanto Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

O assédio moral é uma forma de terrorismo psicológico praticada de forma sistemática, que implica em uma atitude hostil e desprovida de ética.

Moral Harassment in Nursing: Academic Course of Nursing, Catholic University of Salvador reported on their experiences in professional practice while Technical and Nursing Assistants

Viviane Silva de Jesus¹, Grácia Myrian Leão Motta Fonseca²

 

O assédio moral é uma forma de terrorismo psicológico praticada de forma sistemática, que implica em uma atitude hostil e desprovida de ética. Tem sido estudado entre as categorias de Enfermagem, pois a divisão técnica e social do trabalho favorece a postura autoritária da Enfermeira, que em ocasiões intencionalmente e fastidiosa há violação da dignidade do subordinado, o que caracteriza o assédio moral.

(mais…)

13-maio-2010 às 21:47

Fatores Estressores para Profissionais de Enfermagem que atuam em uma Unidade de Terapia Intensiva

Trata-se de uma investigação bibliográfica realizada em bases de dados tais como Medline, Lilacs, Scielo, a partir do ano de 2000.

Stressing factors on Nursing Professionals that act on Intensive Therap

Julita Royer Garcia¹, Salete de Araujo¹, Elaine Rossi Ribeiro²

Resumo

Trata-se de uma investigação bibliográfica realizada em bases de dados tais como Medline, Lilacs, Scielo, a partir do ano de 2000. Esse estudo levou-nos a compreender o estresse em diferentes ocupações do profissional de enfermagem, que trabalha em Unidade de Terapia Intensiva, concretizando nosso objetivo em fazer uma análise dos fatores causadores de estresse nestes profissionais. (mais…)