24-out-2014 às 18:15

    Exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): Ampliação do Enfoque Fisioterapêutico no Ambiente Hospitalar

    Altieres Bera¹, Aline Roberta Danaga²

    Introdução: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) envolve além de alterações respiratórias, complicações sistêmicas como inflamação e disfunção muscular esquelética, sendo a perda progressiva da massa muscular de quadríceps considerada preditora de mortalidade entre esses pacientes. A exacerbação da DPOC é considerada desafio para os profissionais envolvidos e apresenta alta prevalência, portanto, as condutas visam controlar ou prevenir esse quadro, seja com medidas farmacológicas ou não. Nesse sentido, programas de reabilitação são preconizados para evitar a re-internação por nova exacerbação. No entanto, pouco é estabelecido sobre treinamento muscular ainda na internação, onde os esforços se concentram na melhora do aspecto respiratório.

    Objetivo: investigar evidências sobre benefícios da abordagem intra-hospitalar de musculatura esquelética periférica na exacerbação da DPOC.

    Metodologia: revisão de literatura através de bases de dados eletrônicas Lilacs, Medline, Scielo, Bireme e PubMed; acervo da biblioteca da FSP; análise de artigos científicos, livros e sites pertinentes.

    Resultados: a literatura referente aos benefícios de treinamento na DPOC é vasta, inclusive sobre seu papel na prevenção da exacerbação. Esta por sua vez envolve liberação de citocinas que associadas ao repouso no leito levam a redução de síntese protéica, aceleração de apoptose celular, pior metabolismo oxidativo e conseqüente perda de força e atrofia muscular.

    Conclusão: considerando que a manutenção da força muscular periférica está associada à melhor capacidade funcional, e a contribuição comprovada da mobilização precoce na remoção de catabólitos e prevenção das complicações ligadas ao imobilismo, torna-se evidente a necessidade ampliar o enfoque da fisioterapia intra-hospitalar nas exacerbações da DPOC.

    Palavras-chave: Exacerbação, DPOC, reabilitação.

    Sobre o autor:

    1. Discente do Curso de Fisioterapia, Faculdade do Sudoeste Paulista – Avaré/SP.

    2. Orientadora, Docente da Faculdade Sudoeste Paulista – Avaré/SP.

    Deixe um comentário

      14-maio-2014 às 11:17

      ELETROESTIMULAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

      Electrical stimulation in patients with chronic obstructive pulmonary disease

       

      Celso Henrique Mendes Alves Ferreira¹, Fabiana Sera Kim², Roberta Munhoz Manzano3,  Robison José Quitério4,  Alexandre Ricardo Pepe Ambrozin5

       

      Portadores da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem apresentar disfunções musculares, que acabam por reduzir a capacidade funcional. A eletroestimulação neuromuscular (EENM) é uma técnica que pode ser eficaz nestes pacientes, pois implica baixa sobrecarga ao sistema cardiorrespiratório.

      (mais…)

      Deixe um comentário

        19-nov-2013 às 07:46

        BANDAGEM ELÁSTICA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA CONVENCIONAL EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

        Elastic bandage associated respiratory therapy in patients with chronic obstructive pulmonary disease

         

        Evelyn Regina Couto¹, Fernanda Aparecida Figueiredo², Pamela Carvalho Augusto², Simone Fernandes Davi2²

         

        A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema de saúde pública, parcialmente reversível, com limitação ao fluxo aéreo e desvantagens musculares que sobrecarregam a musculatura respiratória.

        (mais…)

        Deixe um comentário

          07-ago-2013 às 10:55

          ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DO MÚSCULO ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO EM PACIENTES COM DPOC APÓS TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

          Electromyographic analysis of sternocleidomastoid muscle in patients with COPD after diaphragmatic breathing techniques.

          Éder Kröeff Cardoso¹, Mageli da Cunha², Maria Aparecida Miyuki Nakamura³

          Objetivo: Avaliar por meio da eletromiografia de superfície (EMGs) a atividade do músculo esternocleidomastóideo (ECM) após a aplicação da técnica de respiração diafragmática em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). (mais…)

          Deixe um comentário