22-fev-2017 às 15:14

    FISIOTERAPIA AQUÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE PARKINSONIANO

    A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio progressivo do Sistema Nervoso Central (SNC), também sendo caracterizado pela degeneração dos neurônios, levando a uma produção de dopamina na substância negra, causando despigmentação da mesma, levando a aceleração do processo de envelhecimento cerebral.
    (mais…)

    Deixe um comentário

      16-out-2014 às 19:56

      AVALIAÇÃO DA MARCHA, EQUILÍBRIO E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM A DOENÇA DE PARKINSON SUBMETIDOS AO TRATAMENTO POR MEIO DA HIDROTERAPIA

      Does aquatic physical therapy  modify the parameters of movement and quality of life of subjects with Parkinson’s disease?

       

      Janaina da Silva Ortega¹; Talita Lúcio de Oliveira¹; Daniel Vicentini de Oliveira²; Márcia Regina Benedeti³; Sonia Maria Marques Gomes Bertolini4
       

      O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da fisioterapia aquática na marcha, no equilíbrio e na qualidade de vida de sujeitos com doença de Parkinson. A amostra foi composta por 10 sujeitos com diagnóstico clínico de DP associados à Associação Maringaense de Parkinson, com idade média de 62,1± 9,7 e que se encontravam nos estágios variando de 1 a 3 da Escala de Hoehn-Yarh. Os participantes foram submetidos a uma avaliação de equilíbrio e anormalidades da marcha por meio da Escala de Equilíbrio de Tinetti e da Escala de avaliação de Qualidade de Vida SF-36. No protocolo de intervenção foram utilizados exercícios hidrocinesioterapêuticos. Com a aplicação do teste de Tinetti pode-se verificar pela média da pontuação obtida que antes do tratamento a amostra apresentava risco moderado para queda (22,3 pontos) e após o tratamento o risco foi classificado como baixo (26 pontos).

      (mais…)

      Deixe um comentário