21-out-2014 às 17:50

EFEITO DA TERAPIA DE REEXPANSÃO PULMONAR NA DISFUNÇÃO VENTILATÓRIA EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA ABDOMINAL. UMA REVISÃO

Effect of therapy in lung reexpansion ventilatory dysfunction in postoperative abdominal surgery. A review Jandisy Braga Lustosa¹,Adeno Gonçalves Oliveira² Contextualização: a manipulação da cavidade abdominal durante a cirurgia abdominal leva à diminuição dos volumes e capacidades pulmonares tornando a respiração superficial e rápida. Uma provável explicação é a disfunção do diafragma devido à manipulação das […]

Effect of therapy in lung reexpansion ventilatory dysfunction in postoperative abdominal surgery. A review

Jandisy Braga Lustosa¹,Adeno Gonçalves Oliveira²

Contextualização: a manipulação da cavidade abdominal durante a cirurgia abdominal leva à diminuição dos volumes e capacidades pulmonares tornando a respiração superficial e rápida. Uma provável explicação é a disfunção do diafragma devido à manipulação das vísceras abdominais determinando a inibição reflexa do nervo frênico e conseqüente paresia diafragmática que pode levar a alterações pulmonares como modificação na relação ventilação perfusão, atelectasia e hipoxemias.
(mais…)

08-maio-2012 às 16:38

Capacidade Vital Indireta no Pós-Operatório de Cirurgia Abdominal

A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg.

Indirect vital capacity in post-operative abdominal

Bruno Prata Martinez1, Marta Gomes Duarte2, Mansueto Gomes Neto3, Daniel Reis Santos3, Idiel de Araújo Barros3, Simone Vilas Farias3, Zaira Lima Pimentel3.

Resumo

A capacidade vital (CV) indireta através da contagem numerica de 1 a no mínimo 25 é utilizado na prática clínica de forma empírica, sendo associado com uma capacidade vital (CV) direta superior a 20 ml/kg. (mais…)