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15-jul-2021 às 14:19

O CONHECIMENTO DOS BACHARÉIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS: UM COMPARATIVO ENTRE PROFESSORES DE ACADEMIAS E TREINADORES PERSONALIZADOS.

 

RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar e descrever o conhecimento dos bacharéis em Educação Física sobre a prescrição de exercícios físicos para populações especiais, comparando professores de academias com treinadores personalizados. A pesquisa aplicada, de campo, quantitativa, descritiva, investigou 26 bacharéis em Educação Física, sendo 18 atuantes em academias e 8 treinadores personalizados, das cidades de União da Vitória – PR e Porto União – SC, caracterizando uma amostra do tipo não probabilística intencional. Foi utilizado um questionário construído especificamente para o estudo, investigando as seguintes populações: hipertensos, diabéticos tipo I e II, síndrome metabólica, obesidade mórbida, idosos, crianças, gestantes, coronariopatas e transplantados. Para coleta de dados, durantes agosto e setembro de 2019, o estudo foi aprovado pelo Núcleo de Ética e Bioética da Uniguaçu e autorizado pelas academias. Na sequência os sujeitos foram convidados a participar do estudo, assinando um termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados coletados foram tabulados, analisados e interpretados através do software Microsoft Excel, a partir da estatística descritiva. Ao final, chegou-se as seguintes considerações: a maioria dos bacharéis em Educação Física tiveram dificuldade para descrever as variáveis envolvidas com a prescrição de exercícios físicos para populações especiais, quando comparado com o predito pela literatura. Os treinadores personalizados obtiveram os melhores resultados se comparado com os professores de academias, entretanto, os dois grupos deixaram em branco a maioria das perguntas, não sendo possível presumir o conhecimento destes profissionais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bacharéis em Educação Física. Prescrição de Exercícios Físicos. Populações Especiais.

 

ABSTRACT: The goal of this study was to evaluate and describe the knowledge of Physical Education bachelors about the prescription of physical exercises for special populations, comparing gym instructors with personal trainers. The applied quantitative and descriptive field research investigated 26 bachelors in Physical Education, 18 of them working in gyms and 8 personal trainers, from the cities of União da Vitória – PR and Porto União – SC, characterizing a no probabilistic intentional sample. A questionnaire built specifically for the study was used, investigating the following populations: hypertensive, diabetics type I and II, metabolic syndrome, morbid obesity, elderly, children, pregnant women, coronary artery disease, and transplant recipients. For data collection, during August and September 2019, the study was approved by Uniguaçu’s Ethics and Bioethics Center, and authorized by the gyms. Subsequently, the subjects were invited to participate in the study by signing a consent form. The collected data were tabulated, analyzed, and interpreted using Microsoft Excel software, through descriptive statistics. In the end, the following considerations were reached: most bachelors of Physical Education had difficulty describing the variables involved with the prescription of physical exercise for special populations when compared to what is predicted by the literature. The personal trainers obtained better results compared to the gym instructors, however, both groups left most questions blank and it was not possible to presume the knowledge of these professionals.

 

KEYWORDS: Bachelor of Physical Education. Prescription of Physical Exercises. Special Populations.

Sobre o Autor:

Andrey Portela1, Carlos Gabriel da Silva2

1 – Professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU;

 

2 –  Bacharelando do Curso de Educação Física do Centro Universitário Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU.

 

Autor correspondente:

 

Carlos Gabriel da Silva

Rua: Santo Dumont, 146, Porto União – SC, Brasil, CEP 89400-000

E-mail: [email protected]

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