26-maio-2010 às 11:46

    Comparação entre a Idade Motora de Estudantes de uma Escola Pública e Privada pela Escala de Desenvolvimento Motor

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    Comparison Between theAge of an Engine for Students Public and Private Schools by scale Development Engine.


    Adroaldo Barbosa da Silva¹, Bartolomeu Andrade Souza Júnior¹, Janayna de Oliveira Souza¹, Serginaldo José dos Santos²


    Resumo

    O ser humano desenvolve habilidades psicomotoras específicas conforme a sua idade cronológica. Uma das formas de se avaliar o desenvolvimento psicomotor é a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) proposta por Rosa Neto. Objetivo: Comparar, por meio da EDM, o desenvolvimento psicomotor em estudantes matriculados em uma escola pública (G1) ao de estudantes de uma escola privada (G2). Casuística e Método: Estudo com 50 crianças, de ambos os sexos, nascidas no ano de 1995, matriculadas e cursando a 5ª série do ensino básico. As comparações entre as escolas e entre os
    sexos foram realizadas por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney. Resultados: O Quociente Motor Geral dos alunos do G2 foi significativamente maior do que os do G1. As meninas do G2 obtiveram resultados significativamente maiores em relação ao esquema corporal e os meninos do G2 obtiveram resultados significativamente maiores em relação ao esquema corporal e organização temporal. Não houve diferença significativa entre sexos. Conclusão: Apesar das diferenças estatísticas e quanto à classificação, os valores de ambas as escolas apresentam-se adequados ao desenvolvimento.

    Palavras-chave: Desenvolvimento Psicomotor, Fator de Risco, Gênero.

    Abstract

    Introduction: The human develops specific psychomotors abilities according to his chronological age. One form to evaluate the psychomotor development is the Motor Development Scale (MDS) proposed by Rosa Neto. Objective: Comparing, by means of MDS, the psychomotor development of students from a public school (G1) and a private school (G2). Method: Study with 50 children of both genders attending the 5th grade of basic education. The comparison between the schools and genders were carried through by means of the not-parametric test of Mann-Whitney. Results: The General Motor Quotient of students from G2 was significantly higher than those from G1. Girls from G2 obtained significantly better results in relation of body schema and boys from the same group got better results
    in relation of body schema and temporal organization. It didn’t have significant difference between genders. Conclusion: Besides those statistical differences and in the classification, the results of both schools are presented as adequate to the regular development.

    Key words: Psychomotor development, risk factors, genders.

    Sobre os Autores

    1. Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco-MS

    2. Docente da Universidade Católica Dom Bosco-MS, orientador da pesquisa.

    Recebido: junho de 2009
    Aceito: julho de 2009
    Autor para correspondência:
    Email: [email protected]

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