Comitê de Ética

Apresentação


Bem-vindos à página do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Inspirar!

Esta página foi criada para auxiliar os pesquisadores no processo de submissão de projetos de pesquisa ao CEP da Faculdade Inspirar. Antes de submeter um projeto ao CEP, sugerimos a leitura atenta da Resolução 196/96 (que consta neste site) e das demais Resoluções que se enquadram no seu protocolo de pesquisa, bem como as instruções do CEP para enviar projetos de pesquisa para análise.

Submissão de projetos


Como submeter um projeto

Desde janeiro de 2012, a submissão de projetos de pesquisa para todos os comitês de ética do Brasil passou a ser feita somente através da Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf).

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP-CONEP. Todas as etapas de tramitação dos projetos de pesquisa, desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP, podem ser acompanhadas através da plataforma.

Para submeter um projeto ao CEP é preciso que o pesquisador/aluno cadastre-se no sistema da Plataforma Brasil e registrar seu projeto de pesquisa.

Cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil

Após a conclusão do cadastramento, o pesquisador/aluno deverá submeter seu projeto de pesquisa, preenchendo os campos próprio do sistema e inserindo os documentos solicitados.

Para que o projeto seja avaliado pelo CEP/Faculdade Inspirar, o pesquisador deve indicar a Faculdade Inspirar como instituição proponente da pesquisa.

Cadastro do pesquisador na Plataforma Brasil

Para efetuar o cadastro na plataforma, é necessário inserir uma cópia de um documento de identidade (em formato ‘DOC’ ou ‘PDF’), uma foto (em formato ‘JPG’ ou ‘PDF’ com resolução de 1000 DPI 2000PI) e currículo (em formato ‘DOC’, ‘DOCX’, ‘ODT’ e ‘PDF’ – máximo 2mb). Para os pesquisadores que possuem currículo lattes, basta incluir o link de acesso.

Durante o processo de cadastramento, é necessária a indicação de vínculo institucional. Para que o projeto de pesquisa seja avaliado pelo CEP/Faculdade Inspirar, é preciso indicar a Faculdade Inspirar como instituição vinculada.
Recomenda-se que todos os membros da equipe de pesquisa efetuem o cadastro na plataforma.

Tramitação do projeto de pesquisa após a submissão

Após a finalização da submissão do projeto, ele passará por uma triagem para verificação da documentação enviada. Caso a documentação esteja incompleta, o CEP recusará a proposta antes mesmo da apreciação do projeto.

Estando todos os documentos corretos, o projeto entra em processo de relatoria, onde serão relatados em reuniões mensais. Após a reunião, o CEP emite um parecer consubstanciado sobre o projeto, podendo este ser ¹aprovado, ²aprovado com ressalvas, ou ³recusado.

O CEP não emite parecer ao pesquisador por qualquer outro meio que não seja a Plataforma Brasil. Sendo assim, é importante que o pesquisador fique atento às alterações de “status” do projeto na plataforma.

Reuniões


As reuniões do CEP/Faculdade Inspirar acontecem na 3ª quarta-feira de cada mês.

Segue abaixo as datas para 2016:

NATUREZA
DATA E HORÁRIO
– Reunião Ordinária
– 21/09/2016 às 18h
– Reunião Ordinária
– 19/10/2016 às 18h
– Reunião Ordinária
– 16/11/2016 às 18h
– Reunião Ordinária
– 07/12/2016 às 18h

 

Segue abaixo as datas para 2017:

NATUREZA
DATA E HORÁRIO
– Reunião Ordinária
– 18/01/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 15/02/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 15/03/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 19/04/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 17/05/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 21/06/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 19/07/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 16/08/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 20/09/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 18/10/2017 às 18h
– Reunião Ordinária
– 22/11/2017 às 18h

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o CEP/Faculdade Inspirar

E-mail: cep@faculdadeinspirar.com.br