Você esta em:
0800 602 2828 | WhatsApp (41) 99900-5734
06-mar-2019 às 17:29

Início das turmas de Mestrado e Doutorado

As primeiras turmas da Faculdade Inspirar em parceria com a Unisuam já estão a todo vapor

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação da Faculdade Inspirar em parceria com a UNISUAM do Rio de Janeiro iniciou suas primeiras turmas em fevereiro. A aula inaugural teve palestra do professor Dr. Andre Luiz Felix Rodacki, da Universidade Federal do Paraná, e do Prof. Dr. Agnaldo José Lopes – Docente do Programa da UNISUAM que ministrou a primeira disciplina aos Mestrandos e Doutorandos – Bioética na Pesquisa com Seres Humanos. A aula inaugural contou ainda com a participação do Prof. Dr. Esperidião Elias Aquim– um dos presidentes da Faculdade Inspirar, Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira – Coordenador do Programa da UNISUAM, da Profª Drª Angelica Lodovico – Diretora de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Inspirar, e da Profª Sibele de Andrade Melo Knaut – Diretora Acadêmica da Faculdade Inspirar.

O professor Rodacki ressaltou a importância dessa parceria. “É importante a dimensão do movimento que as duas instituições UNISUAM e Faculdade Inspirar estão fazendo na direção da fisioterapia dentro do estado”. Também deu um recado aos alunos. “Essa oportunidade que se abre para vocês é muito importante porque vocês vão começar passar a produzir conhecimento específico em fisioterapia, não em outras sub áreas ou áreas relatas do conhecimento. É extremamente importante vocês lembrarem desta situação – provavelmente alguns de vocês serão os mestres, os doutores e terão a responsabilidade no futuro de continuar desenvolvendo a pesquisa, de abrir novos programas e formar novos mestres e doutores”. As primeiras turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade interinstitucional, conhecidas como Minter e Dinter, respectivamente, possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações.

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas.

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.


Agnaldo Lopes (Unisuam), Arthur De Sá Ferreira (Unisuam), Esperidião Elias Aquim (Inspirar) e André Luiz Felix Rodack (UFPR).

Deixe um comentário