Volta para o Início
16-abr-2020 às 11:01

Gestão Hospitalar

Entenda a importância dos profissionais da área no combate à pandemia A COVID-19 promoveu uma drástica mudança nos hospitais brasileiros e fomentou a reorganização das instituições de saúde. É neste quesito que se faz tão necessária a presença de gestores hospitalares. É indiscutível a importância do administrador hospitalar para a gestão de pontos específicos e […]

Entenda a importância dos profissionais da área no combate à pandemia

A COVID-19 promoveu uma drástica mudança nos hospitais brasileiros e fomentou a reorganização das instituições de saúde. É neste quesito que se faz tão necessária a presença de gestores hospitalares. É indiscutível a importância do administrador hospitalar para a gestão de pontos específicos e comuns a qualquer organização, tais como pessoas, custos, processos, finanças, logística, compras e tecnologias.

No entanto, muitos hospitais no Brasil não possuem gestores hospitalares e são administrados por médicos e enfermeiros. Os profissionais de gestão hospitalar são de extrema importância para as instituições de saúde, pois são os responsáveis pelo desenvolvimento de atividades que adequam o funcionamento dos hospitais, oferecendo condições físicas, materiais e humanas aos médicos e enfermeiros para que desenvolvam com eficiência suas funções.

Os hospitais são organizações complexa e exigem muita competência dos gestores, pelo fato de haver características específicas que as diferem de outras organizações, sendo apontada como uma das estruturas organizacionais mais complicadas para se administrar. É por este e outros motivos que os gestores hospitalares enfrentam todos os dias diversos desafios e, claro, a pandemia intensificou ainda mais. Neste sentido é muito importante possuir uma equipe de funcionários qualificados para organizar todo o funcionamento do hospital.

São esses profissionais que se preocupam com toda a equipe de saúde, distribuem materiais necessários para proteção individual como máscaras, luvas, aventais, óculos, bem como materiais de proteção especial para procedimentos invasivos.

A especialização e formação profissional dos gestores das instituições hospitalares são fundamentais. A pandemia fez crescer a necessidade de gestores hospitalares bem preparados e prontos para atuar no mercado. Neste sentido a Inspirar é referência, pois o curso de Gestão Hospitalar da faculdade é considerado o melhor curso do Brasil! Venha se preparar para o futuro conosco. Saiba mais: https://www.inspirar.com.br/gestao-hospitalar/

    15-mar-2019 às 11:22

    GESTÃO HOSPITALAR

    AVALIADO PELO MEC – O MELHOR CURSO SUPERIOR EMGESTÃO HOSPITALAR DO BRASIL   “A qualidade tem sido considerada como um elemento diferenciador no processo de atendimento das expectativas de clientes e usuários dos serviços de saúde. Toda instituição hospitalar, dada a sua missão essencial em favor do ser humano, deve preocupar-se com a melhoria permanente […]

    AVALIADO PELO MEC – O MELHOR CURSO SUPERIOR EM
    GESTÃO HOSPITALAR DO BRASIL

     

    “A qualidade tem sido considerada como um elemento diferenciador no processo de atendimento das expectativas de clientes e usuários dos serviços de saúde. Toda instituição hospitalar, dada a sua missão essencial em favor do ser humano, deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência de tal forma que consiga uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, das áreas de docência e pesquisa. Tudo isso deve ter como razão última a adequada atenção ao paciente.” (Ministério da Saúde, 2001)

    O Ministério da Saúde, desde 2001, defende a busca pela excelência na qualidade gerencial e assistencial na área da saúde. Os dados de realidade demonstram que a carência de profissionais qualificados está impactando nos processos gerenciais das instituições de saúde – públicas e privadas – maximizando riscos e a ineficiência na assistência da população.

    O objetivo do Curso Superior de Gestão Hospitalar, da Faculdade de Tecnologia Inspirar, é de graduar profissionais capacitados, orientados e inspirados para uma gestão hospitalar e de serviços de saúde (policlínicas, clínicas e unidades), com o desenvolvimento de competências, em níveis de excelência, focadas na integração dos valores humanos com o atual gerenciamento estratégico da saúde privada e/ou pública, permitindo a análise e construção de processos que minimizem perdas e riscos e promovam a tomada de decisões sustentáveis com um único propósito: a adequada atenção ao paciente.