ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA COM ÊNFASE EM ATENDIMENTO CLÍNICO

240x112

A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA), termo advindo do campo científico do behaviorismo, que observa, analisa e descreve a interação entre o organismo e o ambiente, de forma a tentar prever e controlar o comportamento, é descrita por Tourinho (1999), como a ciência aplicada e tecnológica que por sua vez seria o braço responsável por administrar conhecimentos produzidos pela Análise Experimental do comportamento e produzir intervenções de relevância social. Sendo assim, uma subárea da Análise do comportamento, interligada a outras duas que seriam: A Análise Experimental do Comportamento (ciência básica) e o Behaviorismo Radical (filosofia da ciência que a embasa).
A Análise do Comportamento Aplicada é entendida como campo de ação com métodos planejados de intervenção dos analistas do comportamento. Métodos baseados em princípios científicos do comportamento para construir repertórios socialmente relevantes e reduzir repertórios problemáticos. Com isto, sua aplicação cresce de forma significativa em diferentes contextos, como educação, clínica, crianças com desenvolvimento atípico, organizações, dentre outros.
A proposta da criação do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada foi motivada para ampliação do conhecimento, em profissionais interessados na Análise do comportamento, Analise Experimental do Comportamento (pesquisa básica) e Bahaviorismo Radical (filosofia que a embasa) e as maneiras de aplicação deste conhecimento em diferentes contextos do mundo real. Desta maneira, preparando profissionais para algo que vai além da aquisição do conhecimento, que é a aplicação desse conhecimento em diferentes contextos do mundo real (escolas/educação, pessoas com desenvolvimento atípico e ambiente clínico) de maneira a demostrar a relevância de tal processo.

Disponível nas Unidades

Clique sobre a cidade para obter mais informações sobre o curso.