HABILITAÇÃO PARA O USO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC)

O curso habilita enfermeiros e médicos que atuam na prática clínica para a indicação, implantação e manutenção do cateter central de inserção periférica, considerando as peculiaridades de cada faixa etária.

O cateter central de inserção periférica - PICC – conhecido em nosso meio pela sigla PICC, do inglês Peripherally Inserted Central Catheter – representa um grande avanço da terapia intravenosa. Sua utilização vem crescendo em nosso meio como alternativa de escolha para manter o acesso venoso central e prolongado, evitando expor os pacientes às punções periféricas de repetição e dissecções venosas. A técnica requer do profissional habilidade e experiência em punção venosa periférica, conhecimento de anatomia e histofisiologia da rede vascular, adoção de medidas assépticas e critérios rigorosos na indicação, manutenção e retirada, assim como o conhecimento de suas possíveis complicações. Esta técnica, quando bem utilizada, tem se mostrado uma das melhores estratégia para controle de infecção relacionada a cateter em unidades de cuidados intensivos

De acordo com a Resolução COFEN Nº 258 de 2001, o profissional Enfermeiro será considerado apto a implantar o PICC, desde que possua curso de capacitação técnica específico.

Disponível nas Unidades

Clique sobre a cidade para obter mais informações sobre o curso.