Você esta em:
0800 602 2828 | WhatsApp (41) 99900-5734

Fisioterapia Obstétrica Baseada em evidências: Gestação

240x112

A gravidez consiste de um processo fisiológico natural compreendido pela seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. A preparação do corpo para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas (MANTLE e POLDEN, 2005) e pode ser considerada um estado de saúde que envolve mudanças fisiológicas iguais ou maiores do que as que acompanham muitos estados patológicos (SANTOS, 1998).
As mudanças na mecânica do esqueleto são devido a ação hormonal que aumenta a frouxidão ligamentar (MARNACH et al., 2003) e mudanças biomecânicas (BIRCH et al., 2003) que provocam modificações estruturais na estática e dinâmica do esqueleto.
Baracho (2010) relata com clareza as diversas alterações posturais e sistêmicas decorrentes da gravidez. A mulher percebe inúmeras mudanças em seu corpo que decorrem em função das atividades hormonais específicos deste evento. Diante desta sequência de mudanças o corpo da gestante precisa de adaptar, adaptações estas que ocorrem em detrimento de diversas estruturas principalmente do sisstema músculo-esquelético e ligamentar que, consequentemente mostrarão sinais e sintomas a esta gestante.

Disponível nas Unidades

Clique sobre a cidade para obter mais informações sobre o curso.