Você esta em:
0800 602 2828 | WhatsApp (41) 99567-9683

Extensão

FISIOTERAPIA E AUTISMO: CORPO, MOVIMENTO, SOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO - BOA VISTA / RR

10 a 12 de Maio de 2019
matrículas abertas
240x112

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) referem-se a um grupo de transtornos caracterizados por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos pronunciados. Os TEAs apresentam uma ampla gama de severidade e prejuízos, sendo frequentemente a causa de deficiência grave, representando um grande problema de saúde pública. Há uma grande heterogeneidade na apresentação fenotípica do TEA, tanto com relação à configuração e severidade dos sintomas comportamentais. Um novo levantamento feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, constatou que a incidência de autismo entre as crianças aumentou: agora 1 em 45 estão dentro do transtorno do espectro autista (o que representa cerca de 2,25%). Entre 2011 e 2013, essa taxa era apenas de 1 a cada 80 e, em 2008, 1 em cada 100. A atual dificuldade de identificação de subgrupos de TEA que poderiam direcionar tratamentos e viabilizar melhores prognósticos, dificultam progressos no desenvolvimento de novas abordagens de tratamento destes pacientes. O profissional de fisioterapia atua diretamente em funções determinantes para a vida da criança e adolescente com autismo; e até mesmo adultos. É importante ressaltar que quanto antes o tratamento iniciar, maiores são as chances de uma evolução bem-sucedida existir. No caso das habilidades motoras, o fisioterapeuta atua em funções básicas, como andar, sentar, ficar de pé, jogar, rolar, tocar objetos, engatinhar e a se locomover de maneira geral, pré requisitos fundamentais para a melhoria da socialização e consequentemente da inclusão, tanto escolar como social. O curso tem como objetivo refletir formas de facilitar o trabalho do fisioterapeuta ao contato e atendimento ao paciente autista, seja ele criança, adolescente ou adulto, bem como analisar de maneira crítica a função do corpo e movimento na socialização e inclusão do individuo com autismo. Será exposto de maneira prática a otimização de recursoa de baixo custo para os atendimentos e será vivenciado junto aos pais uma roda de conversa para uma imersão no real cotiadino e nas princiapis dificuldades enfrentadas por eles, roda mediada pelo ministrante do curso com orientação de abordagens e possíveis soluções.

Matrículas abertas 10 a 12 de Maio de 2019
Duração 20 Horas
Nível Aprimoramento
  • Autismo: Panorama mundial X Panorama Nacional;
    Subdivisões, caracteristicas, causas e incidência;
    Desenvolvimento Neuropsicomotor;
    Alterações cognitivas e de socialização;
    Alterações sensitivas;
    Alterações neuromotoras;
    Atuação do fisioterapeuta no pós-diagóstico de Autismo;
    Estratégias de atendimento relacionadas à fase do desenvolvimento;
    Construção do diário de rotina como instrumento avaliativo e intervencionista para o fisioterapeuta;
    Escolha de matérias a serem usados nos atendimentos;
    Características necessárias para o local de atendimento;
    Fisioterapeuta como agente multiplicador de conhecimento para pais, familiares, escola e amigos.

* A avaliação referente aos conteúdos ministrados e demais recursos utilizados ao longo das aulas, será realizada no último dia do curso.

Diferenciais

240x112

Estrutura Diferenciada

Pensada para oferecer o melhor para o seu conhecimento.

240x112

Professores de Referência

Referência e Conhecimento Prático dentro de sala de aula.

Mais Informações

10 a 12 de Maio de 2019

Sexta: 18h às 22h
Sábado: 08h às 18h
Domingo: 08h às 12h

*A Faculdade Inspirar se reserva ao direito de cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de alunos para o início da turma.

  • Acadêmicos dessas Áreas
  • Fisioterapia

Professores

Mostrar

  • Hotel

    Hotel

159885