20-set-2019 às 02:13

    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao contexto de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) é uma área de conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios básicos da análise do comportamento dentro do contexto do indivíduo com TEA. Mesmo que portadores do mesmo transtornos cada individuo é diferente e os métodos usados pela Análise Comportamental Aplicada nos permitem maximizar o potencial de cada um, identificando de maneira eficiente como ensinar e o que ensinar. Pensando que a mudança de qualquer comportamento é sempre feita de maneira planejada e individualizada.

    Deixe um comentário

      20-set-2019 às 02:13

      ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA – ABA COM ÊNFASE EM ATENDIMENTO CLÍNICO

      A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA), termo advindo do campo científico do behaviorismo, que observa, analisa e descreve a interação entre o organismo e o ambiente, de forma a tentar prever e controlar o comportamento, é descrita por Tourinho (1999), como a ciência aplicada e tecnológica que por sua vez seria o braço responsável por administrar conhecimentos produzidos pela Análise Experimental do comportamento e produzir intervenções de relevância social. Sendo assim, uma subárea da Análise do comportamento, interligada a outras duas que seriam: A Análise Experimental do Comportamento (ciência básica) e o Behaviorismo Radical (filosofia da ciência que a embasa).
      A Análise do Comportamento Aplicada é entendida como campo de ação com métodos planejados de intervenção dos analistas do comportamento. Métodos baseados em princípios científicos do comportamento para construir repertórios socialmente relevantes e reduzir repertórios problemáticos. Com isto, sua aplicação cresce de forma significativa em diferentes contextos, como educação, clínica, crianças com desenvolvimento atípico, organizações, dentre outros.
      A proposta da criação do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada foi motivada para ampliação do conhecimento, em profissionais interessados na Análise do comportamento, Analise Experimental do Comportamento (pesquisa básica) e Bahaviorismo Radical (filosofia que a embasa) e as maneiras de aplicação deste conhecimento em diferentes contextos do mundo real. Desta maneira, preparando profissionais para algo que vai além da aquisição do conhecimento, que é a aplicação desse conhecimento em diferentes contextos do mundo real (escolas/educação, pessoas com desenvolvimento atípico e ambiente clínico) de maneira a demostrar a relevância de tal processo.

      Deixe um comentário

        20-set-2019 às 02:13

        ABORDAGEM FISIOTERÁPICA NAS HÉRNIAS DE DISCO

        Este curso terá uma abordagem completa no âmbito morfológico, biomecânico e fisiopatológico da coluna vertebral com as principais lesões associadas as hérnias discais. Bem como será abordada toda a intervenção analgésica, postural e cinesioterápica para estabilização vertebral e conduta terapêutica das hérnias discais.

        Deixe um comentário

          20-set-2019 às 02:13

          A CLÍNICA GESTÁLTICA NO COMPORTAMENTO SUICIDA E AUTO LESIVO

          Os comportamentos suicidas e autolesivos são considerados atualmente um problema de saúde pública, problema este, que vem sendo considerado uma das principais causas de morte entre os adolescentes.
          Para a clínica gestáltica, trabalhar com os comportamentos suicidas e autolesivos, implicam em ter que lidar com questões existenciais, como: Ajustamentos criativos disfuncionais, falta de sentido pela vida, sofrimento, solidão e medo. A busca de um entendimento do comportamento suicida na clínica gestáltica, pode nos levar a estabelecer estratégias de prevenção e posvenção, além de pensar o manejo psicoterapêutico clínico e intervenções em situações de crise.
          A proposta do curso: A Clínica Gestáltica no Comportamento Suicida e Auto lesivo é, ampliar o conhecimento dos profissionais interessados nos conceitos de prevenção e posvenção do comportamento suicida, no manejo psicoterapêutico clínico do comportamento suicida e intervenções em situações de crise, na vivência do luto por suicídio, nos mecanismos de risco suicida e suas implicações no processo psicoterapêutico, no sentido existêncial de vida, no processo de luto e nos Grupo de apoio a sobreviventes, além de proporcionar a relação da teoria com a aplicação desses conhecimentos na atuação profissional.

          Deixe um comentário

            18-set-2019 às 10:14

            PODOPOSTUROLOGIA E BAROPODOMETRIA POSTURAL

            A reprogramação postural através de palmilhas é uma técnica que busca integrar o conhecimento entre a influência dos pés e a postura corporal. A prescrição da palmilha ocorre a partir de uma avaliação clínica postural complementada pela avaliação baropodométrica e estabilométrica (oscilação do corpo na postura ortostática).
            Objetivos do curso

            1. Promover os conhecimentos básicos para o desempenho do fisioterapeuta na área da Podoposturologia.
            2. Conhecer a relação existente entre a visão, a oclusão dental e os pés com a postura corporal.
            3. Conhecer a interação entre a postura corporal a as patologias do sistema músculo esquelético.
            4. Conhecer as variáveis clínicas relacionadas com a avaliação podoposturológica.
            5. Conhecer as variáveis mensuradas na avaliação estabilométrica (equilíbrio) relacionadas com a postura corporal.
            6. Conhecer as variáveis mensuradas na avaliação baropodométrica (pressão dos pés no solo) relacionadas com a postura corporal.
            7. Conhecer o aspecto preventivo da intervenção na postura corporal.
            8. Prescrever palmilhas e peças podais corretivas da postura corporal.
            9. Conhecer as etapas e procedimentos da confecção de palmilhas posturais.

            Deixe um comentário

              18-set-2019 às 10:14

              INTRODUÇÃO AO CONCEITO NEURO-EVOLUTIVO BOBATH

              Compreender os princípios teóricos e práticos básicos do Conceito Bobath e sua evolução baseada nos princípios contemporâneos do controle e aprendizado motor. Aplicação do conceito Bobath em crianças com disfunções neurofuncionais. Evidências científicas sobre os benefícios desta técnica na melhora das deficiências e incapacidades decorrentes dos distúrbios neurológicos.

              Deixe um comentário

                18-set-2019 às 10:14

                INSTRUMENTAÇÃO CLÍNICA DA GESTALT

                Conhecimentos, atitudes e ações que permitam o atendimento psicológico clínico de Crianças e adolescentes fundamentado na abordagem Gestáltica.

                Deixe um comentário

                  18-set-2019 às 10:14

                  GESTALT TERAPIA COM ÊNFASE EM PSICOTERAPIA

                  A Gestalt Terapia – ciência e vida, filosofia e postura, arte e técnica – fundamenta-se em uma visão holística que busca compreender o ser humano em sua totalidade, a partir de sua experiência, desvelando o aqui e o agora, vivido em sua plenitude na relação com o outro e com o mundo.
                  Este curso de especialização tem como objetivo favorecer a formação de profissionais dentro da abordagem gestáltica através de ensino intensivo da fundamentação filosófica e teórica.
                  Além de proporcionar a prática intensiva da instrumentação fenomenológica da Gestalt-terapia, visa capacitar profissionais através do desenvolvimento e articulação de conceitos fundamentais para constituir recursos que possam instrumentalizá-los para a prática clínica, organizacional, escolar e comunitária, na abordagem.

                  Deixe um comentário