27-jan-2020 às 10:05

    SOT – TÉCNICA SACRO OCCIPITAL

    O curso visa introduzir os conceitos e formas de avaliação e tratamento segundo Dejarnette. Ao final do mesmo, o aluno poderá utilizar, com segurança e resultado, cunhas e/ou técnicas associadas em cada uma das categorias descritas por Dejarnette. Seu método de diagnóstico é baseado em padrões neurológicos e na relação das estruturas do corpo. Tudo é levado em consideração: os desalinhamentos nas vértebras da coluna, padrões de alterações músculo-tendíneas, distorções na pisada e o posicionamento dos ossos do pé, desalinhamentos de tornozelo, joelho e quadril, o comportamento das vísceras e, especialmente o funcionamento das articulações Sacro-ilíacas.

      27-jan-2020 às 10:05

      FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL PEDIÁTRICA

      A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é uma das especialidades mais antigas e com maior número de evidência científica dentro da Fisioterapia. No Brasil, a Fisioterapia Neurofuncional é reconhecida pelo COFFITO como uma especialidade desde 1998 (Resolução COFFITO n. 189/1998) e tem espaço em diferentes ambientes de reabilitação, tais como: hospitais, centros de reabilitação, unidades de saúde, clínicas, escolas especiais e domicílios.
      No entanto, a atuação nesta área exige que o Fisioterapeuta seja um profissional diferenciado, com um conhecimento embasado, atualizado e profundo, visto a complexidade do sistema nervoso.
      Nos últimos anos, os avanços tecnológicos e no campo da neurociência têm refletido no aperfeiçoamento e desenvolvimento de métodos e recursos terapêuticos direcionados às disfunções sensoriomotoras em crianças. Entre estes métodos e recursos estão: a terapia por meio da robótica e da realidade virtual, a terapia por contensão induzida, a tarefa orientada, entre outros. Manter-se informado e bem orientado sobre estes avanços é fundamental para que os profissionais possam exercer a prática profissional baseada em evidência.
      Assim, considerando a elevada demanda por parte da população, a complexidade da área e os constantes avanços científicos, faz-se necessário o curso de especialização em Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica.

        27-jan-2020 às 10:05

        RECURSOS TERAPÊUTICOS CONTEMPORÂNEOS DA FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

        O objetivo principal deste curso é demonstrar, com auxílio da aplicação prática, como os novos recursos terapêuticos podem ser utilizados para auxiliar no tratamento de pacientes neurofuncionais. Para isso busca-se também compreender a relação entre os conceitos da aprendizagem motora e a plasticidade neural e os recursos terapêuticos contemporâneos; Conhecer a teoria e a prática dos recursos contemporâneos da Fisioterapia Neurofuncional descritos na literatura, bem como suas evidências científicas; Promover o raciocínio crítico dos alunos na definição do recurso a ser utilizado; contrapor os recursos contemporâneos com os recursos já utilizados classicamente.

          27-jan-2020 às 10:05

          FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA DE A A Z

          Neste curso será abordado a fundamentação teórico prática sobre fisioterapia respiratória. Métodos, técnica e recursos de avaliação e de tratamento fisioterapêutico das disfunções respiratórias.

            27-jan-2020 às 10:05

            REABILITAÇÃO PULMONAR

            Desenvolve a fundamentação da reabilitação pulmonar para a intervenção do fisioterapeuta. Realiza o estudo dos componentes do programa de reabilitação, métodos de avaliação de membros superiores e inferiores, os mecanismos de limitação ao exercício no pneumopata, estado nutricional, avaliação de saúde e qualidade de vida, oferecendo ao aluno um suporte completo para a atuação do fisioterapeuta num programa de reabilitação pulmonar.

              27-jan-2020 às 10:05

              CURA,CRIAÇÃO E PSICANÁLISE: SOBRE ENCONTRAR AQUELA PALAVRA

              De maneira recorrente em sua obra, Freud busca em poetas e em escritos literários anteparos sobre os quais ele viria expressar questões fundamentais do psiquismo. É à intuição de Freud de que haveria um território compartilhado entre a linguagem e a subjetividade que se deve o caráter radical do inconsciente, construto que marca, no limiar do século XX, o nascimento da psicanálise como injunção entre o homem biológico e o cultural. Evidencia-se, nesta disciplina, os laços que unem a psicanálise à literatura na medida em que ambas partilham o apreço pela palavra como instrumento de trabalho e possibilidade de criação. A palavra literária, tanto em sua interface com a fantasia e o tesouro cultural quanto em seu aspecto de letra e inscrição corpórea, faz-se objeto de interesse do psicanalista.

                27-jan-2020 às 10:05

                PSICANÁLISE E FENOMENOLOGIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

                A psicanálise não dialoga com a fenomenologia em uma primeira visada. Se a psicanálise faz referência a uma representação interna, a fenomenologia faz referência à descrição de um objeto externo. Essa disciplina evidencia que o ponto de diálogo é possível quando pensamos uma teoria psicanalítica do afeto e a atualidade da clínica psicanalítica.

                  27-jan-2020 às 10:04

                  CUIDADOS PALIATIVOS: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

                  Trata-se de curso introdutório com a apresentação da construção multiprofissional dos Cuidados Paliativos, com seus princípios e fundamentos, sua integração no sistema de saúde.
                  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”
                  Este curso de extensão busca introduzir a formação em Cuidados Paliativos para equipe multiprofissional, apresentando o início da filosofia de cuidado e seus princípios, na busca de um atendimento humanizado e customizado aos pacientes que possuem doenças sem possibilidade de tratamento modificador, assim como o cuidado extensivo aos seus familiares.