19-nov-2019 às 21:57

    VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA E NÃO INVASIVA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA

    Este curso visa proporcionar ao fisioterapeuta conhecimentos sobre suporte ventilatório afim de beneficiar o paciente neopediátrico através da seleção e da escolha dos modos ventilatórios convencionais e não convencionais em unidade de terapia intensiva neopediátrica.

    Deixe um comentário

      19-nov-2019 às 21:57

      Fisioterapia Obstétrica Baseada em evidências: Gestação

      A gravidez consiste de um processo fisiológico natural compreendido pela seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. A preparação do corpo para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas (MANTLE e POLDEN, 2005) e pode ser considerada um estado de saúde que envolve mudanças fisiológicas iguais ou maiores do que as que acompanham muitos estados patológicos (SANTOS, 1998).
      As mudanças na mecânica do esqueleto são devido a ação hormonal que aumenta a frouxidão ligamentar (MARNACH et al., 2003) e mudanças biomecânicas (BIRCH et al., 2003) que provocam modificações estruturais na estática e dinâmica do esqueleto.
      Baracho (2010) relata com clareza as diversas alterações posturais e sistêmicas decorrentes da gravidez. A mulher percebe inúmeras mudanças em seu corpo que decorrem em função das atividades hormonais específicos deste evento. Diante desta sequência de mudanças o corpo da gestante precisa de adaptar, adaptações estas que ocorrem em detrimento de diversas estruturas principalmente do sisstema músculo-esquelético e ligamentar que, consequentemente mostrarão sinais e sintomas a esta gestante.

      Deixe um comentário

        19-nov-2019 às 21:57

        ACUPUNTURA NO MANEJO DA DOR CRÔNICA

        A dor é o sintoma que mais frequentemente leva os pacientes a procurar o tratamento por acupuntura. A dor crônica se apresenta como um desafio ao profissional acupunturista pois além de apresentar características multifatoriais acomete o paciente no seu contexto biopsicossocial. A necessidade da compreensão dos mecanismos neurofisiológicos que levam à dor crônica assim como dos mecanismos de ação da acupuntura e de técnicas associadas é importante no manejo dos sintomas dos pacientes. Este curso tem por objetivo apresentar ao aluno como realizar diferentes intervenções, com ênfase na técnica de acupuntura para um melhor manejo do paciente com dor crônica.
        A necessidade da educação continuada em acupuntura, principalmente no que diz respeito a abordagem no paciente com dor crônica, nos seus aspectos biopsicossociais requer um profissional treinado em diferentes abordagens terapêuticas para melhor efetividade no tratamento. Este curso tem por justificativa atualizar o profissional acupunturista nos conceitos mais atuais em neurociência da dor, assim como em abordagens baseadas em neurofisiologia para um melhor manejo do paciente com dor crônica.

        Deixe um comentário

          19-nov-2019 às 21:57

          RASTREIO FÍSICO – FUNCIONAL E AS ADAPTAÇÕES AO IDOSO

          Discutir diferentes avaliações utilizadas pela equipe multidisciplinar, discutir e aplicar as avaliações utilizadas para avaliações capacidade funcional, envolvendo cognição, humor, mobilidade e comunicação. Escalas de AVD e avaliação da fragilidade

          Deixe um comentário

            19-nov-2019 às 21:57

            AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE CADEIRA DE RODAS

            Uma cadeira de rodas é um item essencial no processo de reabilitação e bem estar de um usuário. Esta, prescrita de modo apropriado, pode ser um dispositivo útil na reintegração de uma pessoa com incapacidade na sociedade, enquanto uma cadeira mal prescrita pode, na verdade, exacerbar os problemas associados às limitações funcionais e às incapacidades. Este curso tem como objetivo, abordar de forma sistemática, a avaliação e determinação dos componentes apropriados para a prescrição de uma cadeira de rodas, permitindo que o aluno empregue esse aprendizado em seus pacientes e amplie o seu leque de opções no que concerne às suas habilidades profissionais.

            Deixe um comentário

              19-nov-2019 às 21:57

              BUSINESS GAME

              Os jogos de negócios. Os conceitos fundamentais de mercado. Estratégias competitivas e o planejamento estratégico. Simulação das operações de uma empresa. Aplicações dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso em atividades que simulam situações reais do cotidiano da atividade empresarial.

              Deixe um comentário

                19-nov-2019 às 21:57

                FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

                Conhecimentos sobre os procedimentos fisioterapêuticos que lhe permitam beneficiar o paciente neonatal através da seleção e escolha dos recursos utilizados em unidades de risco (UTIs) até alta. Será abordado todas as técnicas respiratórias e seus mecanismos fisiológicos, indicações, contraindicações e sua aplicabilidade. Além disso também será visto os dispositivos disponíveis para compor o arsenal fisioterapêutico na sua conduta. A fisioterapia motora será abordada desde as técnicas manuais até o uso de dispositivos para estimular o desenvolvimento neuromotor. Proporcionar a interdisciplinariedade entre as disciplinas.

                Deixe um comentário

                  19-nov-2019 às 21:57

                  FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA – TREINAMENTO EM SERVIÇO

                  O curso tem por excelência o treinamento prático e ensino teórico aos fisioterapeutas, a fim de proporcionar o estudo, discussão, acompanhamento e desenvolvimento do tratamento fisioterápico com ênfase em Terapia Intensiva.

                  Dessa forma, o curso capacita os fisioterapeutas ao exercício profissional em regime interdisciplinar, além de proporcionar o exercício e o aprendizado do trabalho em equipe, tão necessário para o crescimento humanístico e profissional em todas as especialidades atuantes na Terapia Intensiva, elevando a qualidade do serviço prestado à comunidade.

                  AGORA É LEI: É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DE FISIOTERAPEUTAS EM UTI’s

                  RDC/ANVISA nº 7/2010 – Regulamenta o funcionamento de UTI’s
                  § 2º Os coordenadores de Enfermagem e de Fisioterapia devem ser especialistas em Terapia Intensiva ou em outra especialidade relacionada à assistência ao paciente grave, específica para modalidade de atuação (adulto, pediátrica ou neonatal)
                  Fonte: Diário Oficial da União – http://www.ccih.med.br/arqs_legislacao/RDC-07-2010-UTI-ANVISA.pdf?MOD=AJPERES (íntegra)

                  Deixe um comentário