10-maio-2019 às 08:00

6 COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O ENSINO À DISTÂNCIA

A tecnologia mudou a maneira de estudar e novas demandas foram surgindo. Uma delas é o Ensino à Distância (EaD), que possibilitou aliar a falta de tempo, pouco dinheiro para investir em uma graduação e demais obstáculos como timidez e o bullying, por exemplo, que existe dentro de algumas salas de aula.

O grande diferencial do EaD é a quantidade de conteúdos à disposição dos alunos, os métodos de aprendizagem inovadores e a oportunidade de assistir aulas com os maiores especialistas da área de estudo em questão.

No entanto, a liberdade ofertada pelo ensino à distância exige dos alunos uma postura comprometida, além de organização, concentração, disciplina e foco. Afinal, a flexibilidade de horário faz com que o estudante precise de dedicação.

Vale ressaltar que não é apenas nos aspectos citados acima que a formação a distância se destaca. “As habilidades adquiridas pelos alunos dessa modalidade de ensino são consideradas um grande diferencial no mercado de trabalho. Afinal, estudar sozinho exige algumas características essenciais”, enfatiza Melissa Diaz, diretora de graduação e EaD da Faculdade Inspirar.

E quais são essas habilidades?

Listamos aqui para que possam compreendê-las melhor. Garantimos que elas serão úteis para quem está pensando em fazer EaD e também para quem já estuda desta maneira. E as mesmas farão a diferença ao longo da carreira profissional.

  1. Autoconhecimento

Os alunos de EaD desenvolvem o autoconhecimento, em razão de que nesses cursos o aluno terá de ser o seu próprio guia. Para isso, é necessário que a pessoas conheçam seus horários mais produtivos, a forma como preferem estudar e como evitar distrações.

 

  1. Autonomia

Para estudar através de uma plataforma, o aluno precisa de empenho para compreender todo o conteúdo antes de passar para os próximos tópicos. Isso não significa que ele terá que aprender sozinho, mas que é de sua responsabilidade buscar apoio, tirar as dúvidas, contatar um professor para expor as dúvidas e procurar respostas.

  1. Disciplina

A disciplina é essencial, pois sem ela não há como se dedicar totalmente ao aprendizado. A ausência do ambiente convencional de uma graduação presencial faz o aluno de EaD desenvolvê-la. A habilidade é aperfeiçoada por conta da certeza que os alunos têm de que sua qualificação profissional depende unicamente de seu empenho e, por isso, é necessário estabelecer o compromisso de estudar diariamente, ou em períodos predeterminados.

  1. Domínio das tecnologias

Como os cursos de ensino à distância são totalmente online, ter o domínio da plataforma digital é imprescindível. O aprendizado via internet adquirido nas ferramentas do programa é de grande proveito, pois os alunos estarão o tempo todo em ambientes virtuais e softwares, além de contar com uma série de recursos digitais como fóruns, videoaulas e bibliotecas virtuais. Assim, sairão do curso com uma expertise na utilização de recursos digitais, o que influencia diretamente no mercado de trabalho.

  1. Foco

O foco é fundamental para qualquer tipo de ensino, especialmente à distância. A falta de uma sala de aula e o uso do computador podem incentivar uma série de distrações. Sendo assim, após a conclusão do curso de EaD o aluno possuí a capacidade de manter-se produtivo por horas, tornando o profissional mais eficiente.

 

  1. Habilidades linguísticas

Durante o ensino à distância a leitura se torna a principal forma de aprendizado e a escrita uma das únicas maneiras de interação com os professores. É por este motivo que as competências linguísticas dos alunos são constantemente estimuladas e aperfeiçoadas durante os anos de graduação.

Deixe um comentário