Mestrado em

Mestrado Ciências da Reabilitação

O QUE É O MESTRADO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

O mestrado em ciências da reabilitação Inspirar-Unisuam é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela CAPES desde 2009. Pelo seu caráter multidisciplinar, é direcionado a todos os profissionais envolvidos com reabilitação, como Fisioterapeutas, Profissionais de Educação Física, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas e Médicos, o Mestrado da Inspirar-Unisuam proporciona ao aluno bases técnico-científicas para a pesquisa e o ensino, tornando-os apto a exercer as atividades da docência no Ensino Superior e inseri-lo em atividades de pesquisa.
Além disso, o curso faz parte do programa de Ciências da Reabilitação da Inspirar-Unisuam, que conta ainda com o Doutorado Acadêmico e o Pós-Doutorado para deixar sua formação ainda mais completa.

 

PESQUISA E APLICAÇÃO EM UM SÓ PROGRAMA

O Mestrado em Ciências da Reabilitação abrange estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde, incluindo o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos.

Reabilitação Interdisciplinar

Ciências da Reabilitação da Inspirar-Unisuam é o único Mestrado com perfil multidisciplinar. Esta configuração possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores independentes e docentes de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

INOVAÇÃO

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

LINHAS DE PESQUISA DIVERSIFICADAS

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação tem sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação. A finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.

Informações Importantes!

– Período de inscrição: até 10/12.
– Ex-aluno e professor Inspirar: 30% de desconto.
– Valor: 24x de R$1.600
– Formato das aulas: Aulas presenciais com módulos mensais na Sede em Curitiba.

LINHAS DE PESQUISA

  • ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM REABILITAÇÃO

    Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

  • AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM REABILITAÇÃO

    Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

  • REABILITAÇÃO NO ESPORTE E NO ESPORTE ADAPTADO

    Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e funcionais relacionados à prática de esportes, incluindo os adaptados, e a otimização do desempenho, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias.

    Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação possui 8 laboratórios dedicados e com tecnologia de ponta. Confira:

  • Laboratório de Desempenho dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório

    Este laboratório é utilizado para avaliação da função pulmonar e cardiovascular de indivíduos sadios, com doenças respiratórias e/ou cardiovasculares, bem como de outras populações específicas que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo os sistemas cardiovascular e respiratório.

  • Laboratório de Análise do Movimento Humano

    Neste laboratório utilizam-se recursos e equipamentos para avaliação da função muscular, particularmente força e resistência à fadiga, com ênfase em indivíduos com doenças ortopédicas e outras populações que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo a musculatura esquelética.

  • Laboratório de Desempenho Músculo-Esquelético

    Este laboratório está equipado com sistema óptico de análise de movimento, permitindo a realização de análises biomecânicas e cinesiológicas por cinemetria bidimensional e tridimensional. As análises de movimento podem ser obtidas em diferentes escalas, desde pequeno porte (por exemplo, movimentos de articulações dos dedos ou da face) até grande porte (por exemplo, caminhada ou corrida).

  • Laboratório de Neurociências em Reabilitação

    Este laboratório está equipado com equipamentos e dispositivos para reabilitação física de pacientes com doenças neurológicas e suas sequelas, tais como Mal de Parkinson, incluindo a recuperação do controle motor, sensibilidade e marcha.

  • Laboratório de Simulação Computacional e Modelagemem Reabilitação

    Neste laboratório são utilizados computadores e programas de última geração para processamento e análise de sinais biomédicos de origem dos sistemas cardiovascular e respiratório, bem como o desenvolvimento de programas de computador para simulações e análises desses sinais.

  • Laboratório de Cinética e Cinemática Humana

    Neste laboratório são conduzidos projetos de pesquisa para avaliação do controle postural estático e dinâmico, incluindo a avaliação das forças mecânicas atuantes sobre o corpo e a atividade muscular durante tarefas motoras. Também são realizadas avaliações da postura estática por meio da fotogrametria computadorizada.

  • Laboratório de Desempenho Cardiopulmonar em Esforço

    Este laboratório realiza a avaliação do sistema cardiopulmonar durante atividades de esforço físico submáximo e máximo, atendendo principalmente às pesquisas com desporto e paradesporto, bem como indivíduos sadios e com outras doenças com impacto nesses sistemas.

  • Laboratório de Realidade Virtual em Reabilitação

    Este laboratório desenvolve e utiliza a tecnologia de realidade virtual para analisar as disfunções musculoesqueléticas e traumatológicas, a fim de propor intervenções para as condições de saúde.

CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

NomeLattesGoogle ScholarORCIDResearch Gate
Agnaldo José Lopes – Doutor em Ciências Médicas
Alex Souto Maior - Doutor em Fisiologia
Arthur de Sá Ferreira – Doutor em Engenharia Biomédica
Erika de Carvalho Rodrigues – Doutora em Fisiologia
Fernando Guimarães – Doutor em Ciências
Julio Guilherme Silva – Doutor em Saúde Mental
Laura Alice Santos de Oliveira – Doutora em Ciências Biológicas (Neurofisiologia)
Leandro Alberto Calazans Nogueira - Doutor em Neurologia
Ney Meziat Filho - PhD em Saúde Coletiva / Epidemiologia
Patricia Vigário - Pós-doutorado em Medicina (Endocrinologia)
Thiago Lemos - PhD em Fisiologia

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. ANGELICA LODOVICO

E-mail: angelica.lodovico@inspirar.com.br

INFORMAÇÕES

Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Tel.: 0800 602 2828

E-mail: inspirar@inspirar.com.br

Endereço: R. INACIO LUSTOSA n° 792, SÃO FRANCISCO - CURITIBA/PR CEP 80510000